Um dos mais importantes pintores pertencentes ao Racionalismo Italiano. Estudo na Grécia e em Monique, mas foi em Paris que ele exerceu sua profissão. Fez parte do movimento chamado Pintura Metafísica, o qual antecipou elementos que depois viriam a aparecer no surrealismo, elementos arquitetônicos com: colunas, torres, praças, monumentos neoclássicos, chaminés de fábricas entre outros. Também estavam presentes nas obras da pintura Metafísica características marcantes como: mistério, sonho, os espaços vazios, as sombras, as perspectivas inesperadas, as justa-posições. Duas obras marcantes de Giorgio:
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The archeologist, 1927 |
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Piazza d'Itália e Melancolia Outonal (1915) |
Já no Brasil alguns criticos localizam influencias da pintura metafísica em obras, como as de Tarsila Amaral, Di Cavalcanti, Candido Portinari, Iberê Camargo...
ResponderExcluirSafira Mônica Gatto
Revejam um pouco a digitação.
ResponderExcluirAdorei a obra O Arqueologista. A idéia do resgate dos elementos clássicos cabe bem na linha do Racionalismo italiano, que ao contrário das demais vanguardas da época, buscava trazer uma interpretação da antiguidade clássica. Enfatizem esta relação, pesquisando um pouco mais o motivo pelo qual estiveram presentes estas influências.
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ResponderExcluirA obra o arqueologista é muito legal mesmo, e na outra obra se percebe mesmo o efeito muito forte da sombra, muito bom o texto.
ResponderExcluirJéssica Caneppele
O racionalismo italiano influenciou alguns de nossos maiores pintores como a Taresila do Amaral e Di Cavalcanti, assim perbemos a sua intensidade e importância. A obra arqueologista é realmente muito interessante e a mim remete a questão do auto conhecimento, fechando com os conceitos racionalistas.
ResponderExcluirImportane citar que Giorgio de Chirico baseou essa questão da metafísica em filosofos como Schopenhauer e Nietzche. E as pinturas metafisicas por sua vez influenciaram ativamente renomados artistas brasileiros como Candido Portinari e Tarsila do Amaral.
ResponderExcluirSuelen Tessari
Com sua pintura, Giorgio De Chirico antecipou o triunfo da estética surrealista; de certo modo, podendo perceber em todas suas obras o estranho mundo que ele possuia em suas visões, bem interessante o post.
ResponderExcluirAna Paula Werlang
achei interessante o fato de utilizar nas pinturas os elementos clássicos e até mesmo chaminés e partes de fábrica, sendo que que o racionalismo italiano pretendia explorar de forma original o classicismo italiano e a lógica estrutural das maquinas e de indústrias, já trazidas do futurismo.
ResponderExcluirAnderson Kech
A obra o arqueologista é muita legal criada com objetos que ele utiliza no seu dia a dia , fico pensando como ficaria uma obra de mesmo genero com O ARQUITETO ...
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