Decifrando...

Arquitetura. A arte em forma física. Movimentos simples, brutalidade, beleza, formas e cores. Os detalhes mais complexos. Um lápis, um papel, uma mente e transformamos o mundo. Aplicamos beleza onde não tinha, colocamos formas incríveis e deixamos o visitante boquiaberto, surpreendido, tentando entender, decifrar, a magnitude à sua frente. Mas de onde vem a inspiração para tanta beleza? Simples, pergunte à um arquiteto apaixonado pelo que faz, e ele lhe dirá.

As meninas da arqui.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Giorgio de Chirico

Um dos mais importantes pintores pertencentes ao Racionalismo Italiano. Estudo na Grécia e em Monique, mas foi em Paris que ele exerceu sua profissão. Fez parte do movimento chamado Pintura Metafísica, o qual antecipou elementos que depois viriam a aparecer no surrealismo, elementos arquitetônicos com: colunas, torres, praças, monumentos neoclássicos, chaminés de fábricas entre outros. Também estavam presentes nas obras da pintura Metafísica características marcantes como: mistério, sonho, os espaços vazios, as sombras, as perspectivas inesperadas, as justa-posições. Duas obras marcantes de Giorgio:
The archeologist, 1927

Piazza d'Itália e Melancolia Outonal (1915)


9 comentários:

  1. Já no Brasil alguns criticos localizam influencias da pintura metafísica em obras, como as de Tarsila Amaral, Di Cavalcanti, Candido Portinari, Iberê Camargo...

    Safira Mônica Gatto

    ResponderExcluir
  2. Revejam um pouco a digitação.
    Adorei a obra O Arqueologista. A idéia do resgate dos elementos clássicos cabe bem na linha do Racionalismo italiano, que ao contrário das demais vanguardas da época, buscava trazer uma interpretação da antiguidade clássica. Enfatizem esta relação, pesquisando um pouco mais o motivo pelo qual estiveram presentes estas influências.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. A obra o arqueologista é muito legal mesmo, e na outra obra se percebe mesmo o efeito muito forte da sombra, muito bom o texto.

    Jéssica Caneppele

    ResponderExcluir
  5. O racionalismo italiano influenciou alguns de nossos maiores pintores como a Taresila do Amaral e Di Cavalcanti, assim perbemos a sua intensidade e importância. A obra arqueologista é realmente muito interessante e a mim remete a questão do auto conhecimento, fechando com os conceitos racionalistas.

    ResponderExcluir
  6. Importane citar que Giorgio de Chirico baseou essa questão da metafísica em filosofos como Schopenhauer e Nietzche. E as pinturas metafisicas por sua vez influenciaram ativamente renomados artistas brasileiros como Candido Portinari e Tarsila do Amaral.

    Suelen Tessari

    ResponderExcluir
  7. Com sua pintura, Giorgio De Chirico antecipou o triunfo da estética surrealista; de certo modo, podendo perceber em todas suas obras o estranho mundo que ele possuia em suas visões, bem interessante o post.
    Ana Paula Werlang

    ResponderExcluir
  8. achei interessante o fato de utilizar nas pinturas os elementos clássicos e até mesmo chaminés e partes de fábrica, sendo que que o racionalismo italiano pretendia explorar de forma original o classicismo italiano e a lógica estrutural das maquinas e de indústrias, já trazidas do futurismo.

    Anderson Kech

    ResponderExcluir
  9. A obra o arqueologista é muita legal criada com objetos que ele utiliza no seu dia a dia , fico pensando como ficaria uma obra de mesmo genero com O ARQUITETO ...

    ResponderExcluir