Decifrando...

Arquitetura. A arte em forma física. Movimentos simples, brutalidade, beleza, formas e cores. Os detalhes mais complexos. Um lápis, um papel, uma mente e transformamos o mundo. Aplicamos beleza onde não tinha, colocamos formas incríveis e deixamos o visitante boquiaberto, surpreendido, tentando entender, decifrar, a magnitude à sua frente. Mas de onde vem a inspiração para tanta beleza? Simples, pergunte à um arquiteto apaixonado pelo que faz, e ele lhe dirá.

As meninas da arqui.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Artes e Ofício

Os arquitetos pertencentes a este movimento abominavam o uso de estruturas de aço e concreto armado em suas obras. Não queriam objetos da era das maquinas, da produção em massa. Suas casas em estilo inglês eram construídas por artesãos, tudo devia ser feito a mão.
Para eles o estilo Artes e Ofícios, deveria oferecer um refúgio em meio à realidade industrial. Não havia características fixas, as casas poderiam ser brancas, de madeira, tijolo vermelho ou até mesmo com material retirado do próprio terreno onde a casa seria construída. Além das sofisticadas casas de campo inglesas eram oferecidas casas populares.
Faziam uma arquitetura mais limpa, com adornos resgatados do passado, mas mais elaborados.  Relacionando com a arquitetura dos dias de hoje, temos como exemplo o uso das lareiras  que a um tempo atrás eram objetos de grande destaque e que hoje são substituídas por coifas.
Lareira

Coifa
Conteúdo referente a aula de Teoria e História III - dia 29/09/2010

11 comentários:

  1. Notamos que esse movimento apesar de ser feito por artesãos sem o uso de materiais produzidos por maquinas, havia pouca ornamentação, e detalhes, era mais limpo, foi então que o movimento que veio posteriormente o Art Nouveau trouxe curvas e encheu de detalhes e ornamentos as construções.

    ResponderExcluir
  2. Esse moviemnto é totalmente o oposto dos dias contemporaneos....hoje quase tudo é pré fabricado, industrializado, além de o aço e o concreto armado serem materiais super utilizados!!

    kassieli martiori

    ResponderExcluir
  3. Aprofundar um pouco mais a relação estabelecida entre lareiras e coifas...
    O que trabalhamos em sala, foi o lugar ocupado pelo objeto industrial, que antes tinha uma estética que era desprezada por críticos como os da Artes e Ofícios, e depois passa a ocupar lugar de destaque quando fruto de design primoroso.
    Ver Nicolaus Pevsner em Os pioneiros do Desenho Moderno!

    ResponderExcluir
  4. O arte e oficíos influenciou no art noveau e é considerado como uma das raízes do modernismo, do design gráfico, desenho industrial e arquitetura!

    Safira Mônica Gatto

    ResponderExcluir
  5. Não acho que as lareiras sejam substituídas por coifas porque elas possuem funções diferentes. A lareira é para aquecer e a coifa é para eliminar o odor, a fumaça, o calor, absorver a gordura. Mas entendi a relação que vocês quiseram fazer. Acho que vocês conseguiriam fazê-la melhor talvez com aquele fogão a lenha, porque antes era utilizado pra cozinhar, e agora essas famílias mais antigas usam em casa mais para aquecer no inverno do que para fazer a comida, já que foi substituído pelo fogão a gás.. não sei, acho que algo nesse sentido seria melhor. Não sei se vocês me entenderam.. hehehe mas gostei do blog, os posts não são extensos, são objetivos. beijo

    ResponderExcluir
  6. Utilização de um ambiente da época com um ambiente atual, Muito bom para a compreensão do periodo como um todo
    Ana Paula Werlang

    ResponderExcluir
  7. Concordo com a Safira. É bom saber que a Artes e Ofícios influênciou muitos movimentos, dando um ponta pé incial para que surgirse. E é Bom saber que ela influenciou a Art Nouveau porque ela também influenciou o surgimento da Bauhaus, pois foi de grande inspiração.

    ResponderExcluir
  8. É interessante observar que essa vanguarda é oposta ao construtivismo russo, enquanto o uma busca a maquina como fonte de inspiração e materias como o aço e o vidro para acontecer, a outra usa o artesanato como fonte de inspiração e materias mais leves como a madeira. São dois extremos e cumprem muito bem a sua função produzindo obras belicimas.

    ResponderExcluir
  9. acho que realmente se mostrou como uma opção de refugio da realidade industrial, mostrando que também ainda existem técnicas artesanais a serem exploradas mesmo em um período de forte industrialização e grande escala de produções.

    Anderson Kech

    ResponderExcluir
  10. Estilo que "espiou" os avanços da indústria e pretendia imprimir em mobiliários, texteis e objetos o traço do artesão-artista, que hoje é conhecido como designer.
    A obra Glasgow School of Art, do arquiteto Charles Rennie Mackintosh, influenciou muito a arquitetura e o designer europeu. Ele também se destacou pela decoração de interiores e por projetos de mobília.

    ResponderExcluir
  11. concordo com o colega Anderson, o estilo artes e ofícios pode ter sido uma forma de responder a Revolução Industrial, a não aceitação das novas formas de produção industrial e o modelo capitalista, valorizando o trabalho do artesão, que imprime no objeto a sua própria identidade.

    ResponderExcluir